O oposto não é verdade

Há investidores sortudos que não terão visto o valor dos seus ativos diminuir durante um longo período após o investimento, mas o risco do seu declínio está sempre presente. Os retornos do investimento só advêm da exposição dos ativos à possibilidade de declínio.

curso de investimento start milionario

Pelo simples fato de correr o risco de declínio, não há garantia de retorno. Existem muitos exemplos de risco de investimento “sem retorno”. Uma empresa que claramente não tem chance de obter lucro apresenta muitos riscos, mas investir nela certamente não trará retorno ao investidor. Um exemplo de risco sem retorno usado hoje são os títulos do governo dos EUA. Com rendimentos inferiores à taxa de inflação, os retornos reais esperados são negativos, mas existe claramente o risco de o valor descer e até de o montante total não ser pago no vencimento. Estes são exemplos de investimentos “ruins”. “Bons” investimentos são aqueles que pagam um retorno proporcional ao risco de perder dinheiro.

Os investidores são pagos para assumir diferentes tipos de risco. A forma mais antiga de retorno do investimento é emprestar dinheiro aos mutuários. Se você for o credor, os juros serão pagos a você por quê? Por correr o risco de que o mutuário não lhe reembolse o princípio. Isto é conhecido como “ risco de crédito”. ”