Relevância das atividades do programa

Garantir a relevância das atividades do programa para a prática clínica dos alunos cultivou maior satisfação e envolvimento, o que invariavelmente levou à obtenção dos resultados do programa.

Pós-graduação em Medicina de Emergência

Reações positivas às contradições de aprendizagem – Descobriu-se que a obtenção de resultados de aprendizagem depende das reações positivas dos alunos às contradições de aprendizagem que caracterizam a educação de nível M. Os egressos desses programas sugeriram que o alcance dos resultados do programa estava associado ao questionamento da eficácia de sua prática anterior, o que levava a um processo de reconstrução de seus conhecimentos e habilidades. Este processo foi descrito como ‘ignorar o velho’ e ‘assumir o novo’.

Componente de resultados do programa do modelo lógico – Sete resultados principais da educação de nível M foram relatados em 22 estudos (Tabela 1 ). Estes resultados refletiram mudanças no comportamento, conhecimentos, competências, estatuto e nível de funcionamento dos diplomados. Eles variaram desde o avanço do pensamento crítico e das habilidades de raciocínio clínico até uma maior progressão na carreira para a maioria dos graduados.

Habilidades de pensamento crítico e análise – O avanço das habilidades de pensamento crítico foi identificado em todas as disciplinas de saúde. Diferenças significativas na capacidade de pensamento crítico entre graduados e calouros de seis programas de enfermagem na Irlanda foram identificadas usando a ferramenta Watson-Glaser Critical Thinking Appraisal. As evidências restantes de avanço no pensamento crítico resultaram de pesquisas qualitativas. Os graduados demonstraram uma transformação de uma prática não crítica, rotineira e centrada no terapeuta para uma prática mais crítica e centrada no paciente.